Cassiano Cavalheiro: 79°Romaria da Medianeira deverá ocorrer em dois dias com programação especial

Lenon de Paula

Cassiano Cavalheiro: 79°Romaria da Medianeira deverá ocorrer em dois dias com programação especial
Fotos: Pedro Piegas (Arquivo)

A Diocese de Santa Maria, por meio do Bispado e do novo arcebispo, Dom Leomar Brustolin, a Secretaria de Cultura de Santa Maria, a Associação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria estão se organizando para ampliar a programação da Romaria de Medianeira. Ao que tudo indica, a programação deve ocorrer em dois dias, sábado e domingo, já a partir deste ano. O objetivo é aproveitar o turismo religioso e a tradição da Romaria de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, considerada a segunda maior do Brasil, para atrair os turistas ao Coração do Rio Grande ao longo do fim de semana e não apenas no domingo.

Para tanto, uma programação especial deve ser organizada, incluindo um grande show no sábado. No último fim de semana, durante o Circuito Cultural nos Museus, ouvi a secretária de Cultura, Rose Carneiro, e o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa Filho, comentando sobre a possibilidade de um grande projeto para movimentar o sábado que antecede a Romaria mas, como não havia nada concreto, fiquei à espera de novidades.

Leia também

Em agosto, Santa Maria terá primeira edição da Romaria dos CiclistasOrdenado bispo na Basílica da Medianeira, Monsenhor Bertilo João Morsch passa a fazer parte da Arquidiocese de Porto AlegreVÍDEO: Encenação da Via Sacra na Basílica da Medianeira reúne dezenas de fiéis

Eis que, durante participação no programa Sala de Debates desta quarta-feira à noite, o vereador Danclar Rossato adiantou a informação ao vivo, e afirmou que, já neste ano, a atividade religiosa terá dois dias. Além disso, ele revelou a existência de um projeto de revitalização do Parque da Medianeira.

– Estou acompanhando o projeto. Hoje, o parque da Medianeira é um local morto. Sem vida. Existe um projeto de revitalização no Parque para que haja dois dias de atividades e para que os turistas não venham só no domingo de Romaria. O objetivo é que o público ocupe aquele espaço de lazer e de turismo religioso já para esse ano. Um arquiteto de Caxias e um do Vaticano estão à frente do projeto de revitalização. Isso vai alavancar um potencial grande de turismo que esperamos que traga benefícios para Santa Maria – disse o vereador no programa comandado pelo jornalista Rogério Kerber.

Diante da afirmação do vereador, a secretária de Cultura, Rose Carneiro e o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa, também confirmaram as tratativas e o que há de fato

–Diocese, Secretaria de Cultura, Associação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e a Pró-reitoria de Extensão da UFSM estão se organizando para ampliar a programação da Romaria e propondo um concerto temático. Por enquanto, pode-se dizer isso. As tratativas não estão finalizadas. Ainda há uma caminhada a ser feita. Mas todos índices estão se organizando para isso – confirma Flavi, endossado por Rose.

Ao longo desta quinta-feira, o Diário vai ouvir o Bispado e a Diocese para saber outros detalhes a respeito da mudança e do projeto de revitalização do Parque da Medianeira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Residência é consumida pelo fogo durante a madrugada em Santa Maria Anterior

Residência é consumida pelo fogo durante a madrugada em Santa Maria

Deni Zolin: Clube Dores abre 110 vagas de empregos para o veraneio Próximo

Deni Zolin: Clube Dores abre 110 vagas de empregos para o veraneio

Geral